IGREJA PRESBITERIANA NO BRASIL
Conheça um pouco da história da Igreja Presbiteriana e como ela chegou em Caicó. Ela está presente no Brasil desde 1859, sendo a primeira igreja evangélica de missões a se instalar em solo seridoense. O evangelho com sua ênfase exclusiva nas Escrituras, portanto, chegou primeiramente por via presbiteriana em meados de 1899.
A história conta que o Rev. Ashbell G. Simonton – primeiro missionário presbiteriano no Brasil – e seus companheiros eram todos da Igreja Presbiteriana do norte dos Estados Unidos. Em 1869 chegaram os primeiros missionários da igreja do sul: George N. Morton e Edward Lane. Eles fixaram-se em Campinas-SP, região onde havia muitas famílias norte-americanas que vieram para o Brasil após a Guerra Civil no seu país (1861-65). Os obreiros da Igreja Presbiteriana do Sul dos Estados Unidos também foram os pioneiros presbiterianos no nordeste e norte do Brasil (de Alagoas até a Amazônia).
Os principais foram John Rockwell Smith, da igreja do Recife (1878); De Lacy Wardlaw, pioneiro em Fortaleza; e o Dr. George W. Butler, o “médico amado” de Pernambuco. O mais conhecido dentre os primeiros pastores brasileiros do nordeste foi o Rev. Belmiro de Araújo César, patriarca de uma grande família presbiteriana. Enquanto isso, os missionários da Igreja Presbiteriana do norte dos Estados Unidos também continuavam o seu trabalho, auxiliados por novos colegas. Seus principais campos eram Bahia e Sergipe, onde atuou, além de Alexander Schneider e William Blackford, o Rev. John Benjamin Kolb. Entre os novos pastores “nacionais” desse período estavam Eduardo Carlos Pereira, José Zacarias de Miranda, Manuel Antônio de Menezes, Delfino dos Anjos Teixeira, João Ribeiro de Carvalho Braga e Caetano Nogueira Júnior. As duas igrejas norte-americanas também enviaram notáveis missionárias educadoras: Mary P. Dascomb, Elmira Kuhl, Nannie Henderson e Charlotte Kemper.
IGREJA PRESBITERIANA NO RIO GRANDE DO NORTE
No Rio Grande do Norte, a igreja chegou pelo interior em 1885, pelas mãos do Rev. De Lacy Wardlaw. Podemos dizer que o berço da Igreja Presbiteriana do Brasil, em terras Potiguares, é Mossoró. Em 1887 o Rev. Wardlaw visita Natal. Mas só em 1895 é que a nossa capital passou a ter um pastor definitivo, foi o Rev. William Calvin Porter (o missionário de cabelos brancos). Como pastor da Igreja Presbiteriana do Natal, Calvin Porter fundou o periódico “O Século”, jornal publicado em Natal, sendo seu redator-chefe. Estabeleceu no sertão do Rio Grande do Norte as congregações de Macaíba, Curumataú, Penhas, Assú, Arês, Angicos, Goianinha, Canguaretama, Fazenda Bola (termo da vila de Triunfo), Baixio (Laginha), Mossoró, Ceará-Mirim, São Miguel, Nova Cruz, Brejinho do Soter, Currais Novos, Flores, Caiada e Caicó onde celebrou, em 1903, pela primeira vez uma cerimônia de casamento. Sua esposa Katherine H. Porter, fundou a primeira escola evangélica do nordeste, o Colégio Americano de Natal (1895).
IGREJA PRESBITERIANA NA REGIÃO DO SERIDÓ
Na região do Seridó desde 1899, a Igreja Presbiteriana foi a primeira a chegar, tendo-se instalado na cidade de São Miguel do Jucurutu, na casa do Sr. Manuel Tomaz de Araújo (e em propriedade que foi herdada por Moisés Lopes), e depois na fazenda Baixio, propriedade do capitão Delmiro Saldanha (provavelmente o atual distrito de Lajinha).
IGREJA PRESBITERIANA DE CAICÓ
Em Caicó, foi o casal Chicó Vale e Lormina Vale quem passou a hospedar os missionários para a celebração das reuniões em que todos podiam ler a Bíblia; também foram os primeiros “crentes” da cidade. Muitas outras personalidades fizeram e fazem a história recente da igreja Presbiteriana de Caicó, como os pastores: Pedro Bezerra, Anselmo Rodrigues, Marcos Severo e Marcos José, além dos presbíteros Siloé Capuxu e Waldimir Lopes, Antônio Epifânio, Nivaldo e mulheres como Julinda Gurgel, Zinaide e Zila Vale, Mirtylla Lobo, Romana Cristina, auxiliados por tantos outros irmãos que se destacaram nessa construção histórica e que a história não esquecerá, pois que estão vivos na lembrança de muitos irmãos ainda hoje.
No ministério do Pr. Marcos José o trabalho de evangelização floresceu e o trabalho foi levado a outras cidades e localidades próximos a Caicó. Neste período foi destaque o trabalho dos presbiteros e obreiros nos campos missionários sendo um braço forte na manutenção destes pontos. Destacamos aqui a atuação do Pb. J. Roque que atuou em vários campos missionário levando a Palavra e atraindo o povo através do louvor.
Com a saída do Pr. Marcos José na segunda metade da década de 90, outros pastores deram continuidade ao trabalho sendo eles: Daniel Martins, Giovane Guimarães, Marcelino, Wilson e Sebastião Berto, Atualmente a igreja encontra-se sobre o pastoreio do Rev. De Araújo que vem focando seu ministério na reestruturação do trabalho missionário das congregações, comunhão e recuperação do estrutura física da igreja, através de um projeto arquitetônico realizado pela arquiteta Sarah Figueirêdo, e também, na resolução de pendencias referentes a alugueis de imóveis da igreja. Não pode ser esquecido o apoio do Conselho da igreja e liderança, bem como a trabalho dos missionários desenvolvidos por irmãos dedicados a obra do Senhor.


Missão

Como agenciadora do Reino de Deus tem como objetivo transformar vidas pelo poder do Senhor, para isso assume a responsabilidade de evangelizar, educar, e promover ação de inclusão social.

Visão

Nossa igreja visa à restauração integral do indivíduo, por essa razão não se preocupa apenas com espiritual, mas com todas as áreas que envolvem o homem.

Valores

• Cada indivíduo é digno de respeito e consideração independente de sua condição econômica, religiosa ou social.
• A soberania de Deus não invalida as responsabilidades de decisões do homem
• Os preceitos divinos são de extrema importância para a formação do indivíduo.

Galeria de Fotos

Veja abaixo algumas imagens que registram a história da nossa igreja.

Sobre a nossa igreja

Conheça mais ou se comunique com a nossa igreja acessando os links abaixo:

Conheça nosso Pastor Envie-nos uma mensagem